A fome no mundo

 

Quando falamos do problema da fome do mundo, não estamos a falar daquela vontade de comer que você sente na hora do almoço ou do jantar. O problema da fome relaciona-se à falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos.

Assim sendo, a fome no mundo está relacionada com a questão económica, vinculada directamente à miséria que algumas pessoas e boa parte dos países sofrem. Actualmente, estima-se que 1 bilhão de pessoas em todo mundo sofrem com esse problema.

Para entender melhor essa questão, os cientistas sociais dividiram a fome em dois tipos: epidémica ou aberta e a endémica ou oculta.

Fome epidémica ou aberta: é aquela que ocorre graças a situações específicas de uma dada região ou localidade, como pragas que atingem a agricultura e impedem o fornecimento de comida, e a realização de guerras, que geram muitas mortes e misérias entre as pessoas de países atingidos.

Fome endémica ou oculta: é aquela que ocorre em virtude da subnutrição, ou seja, quando as pessoas não têm acesso à quantidade de comida suficiente para lhes garantir a quantidade de nutrientes necessários ao organismo.

 

www.tsf.pt/multimedia/galeria/Default.aspx?content_id=2144329